Encontro com o Brasil

Um casal, o jornalista Norbert Suchanek e a socióloga Márcia Gomes têm-se dedicado ao estudo da opção nuclear e comunidades afectadas, Reportagens, filmes documentários sobre o assunto, especialmente sobre o movimento gerado em Nisa, Movimento Urânio em Nisa! Não (MUNN), que podes ver aqui, Moradores não querem mineração de Urânio, Protestos nos EUA e em Portugal, por que o silêncio no Ceará?.Edição de 25 de Abril de 2008.
Quando o governo Lula vai apostando fortemente nesta opção, ainda este ano nova exploração, no Ceará, assim como a construção de nova central nuclear, em Angra dos Reis.
No final de Outubro, participam num encontro na Namíbia, sobre exploração de urânio (ver abaixo). Percebem a urgência de realizar debates nos países de língua portuguesa. Neste sentido estarão em Nisa no período de 22 a 25 deste mês com a intenção de realizar um documentário tendo como objectivo de esclarecer as populações locais e internacionais sobre a perigosidade do uso e manipulação deste minério.
Donde se prontificam realizar uma palestra/debate em que apresentarão o contexto actual no Brasil. Neste sentido fazem-se contactos com os ex trabalhadores da Urgeiriça, na pessoa do António Minhoto. António Eloy, independente do Movimento Não á Opção Nuclear. Quercus Nuno Sequeira, do núcleo Portalegre. Paulo Bagulho porta-voz do Movimento Urânio em Nisa Não (MUNN), associações de Nisa e autarquia Local.