FERREL DISSE NÃO AO NUCLEAR HÁ 36 ANOS


Faz 36 anos nesta quinta-feira, 15 de Março, que o povo de Ferrel se manifestou e parou a os trabalhos para a construção da central nuclear projetada para esse território.

A fim de marcar essa data decorre na quarta-feira, dia 14, numa sessão que vai contar com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, e da Junta de Freguesia de Ferrel, Silvino João.

Nesta estarão ainda presentes António Eloy, ambientalista e especialista na área da Energias em Portugal e José Luís de Almeida Silva, diretor da Gazeta das Caldas, que organizou em 1978 o Festival Pela Vida e Contra o Nuclear.

Estes tiveram também um papel ativo nos acontecimentos de Ferrel e que levaram primeiro ao levantamento dos populares e depois à manifestação nacional que protestaram contra a ameaça da instalação duma primeira central nuclear em Portugal.

Desta comemoração faz parte o International Uranium Film Festival que acontece pelo segundo ano consecutivo no Brasil, sendo esta uma extensão do festival de filmes sobre energia nuclear em Portugal.

Na iniciativa poderão ser vistos os filmes “Urânio em Nisa Não!”, o documentário norte-americano “Yellowcake” e Pedra Podre, que retrata as centrais nucleares do Brasil.

102fm-radio Peniche